Buscar
  • fabisilvacoach

Como liderar e comunicar para Alta Performance

Qual a relação que você faz entre Liderança para alta performance e Inteligência Emocional?

Partindo do princípio de que é imprescindível para um líder ter a habilidade da comunicação, ou seja líderes devem saber comunicar de forma diferente para transformar pessoas de forma responsável e inteligente, então fica muito mais fácil se este líder tiver desenvolvida grande capacidade de inteligência Emocional, para facilitar o processo de empoderar pessoas para resolução de qualquer questão.

Equilíbrio entre dois extremos: a capacidade de uma pessoa conciliar o lado emocional do seu cérebro com o lado racional, construindo comportamentos que potencializam seus resultados naturalmente.

Atualmente se tem falado muito em Inteligência Emocional, principalmente nos ambientes corporativos, não basta mais ter somente qualidades e habilidades, mas , é primordial ter inteligencia emocional para poder superar desafios, situações adversas com resiliência, equilíbrio emocional e capacidade racional para eficiência e ser eficiente. Muitas empresas tem adotado alguns testes de IE para HR, combinando características comportamentais adequadas ao perfil desejado para aquele cargo a ser preenchido.

Mas, deixa eu te fazer uma pergunta, você ou a empresa em que você trabalha costumam investir em desenvolvimento humano?

Muitas empresas que tiveram a experiência de investir no potencial humano, se planejaram para destinar um bugget para desenvolver pessoas, seja com treinamentos, seja com palestras, seja experiência de vivência fora do ambiente de trabalho, onde os funcionários se sintam pertencentes e parte integrante de uma organização que os valoriza como seres humanos, e estão colhendo excelentes frutos atualmente.

O fato do colaborador vivenciar e se sentir parte integrante daquela organização, faz toda a diferença para alta performance e resultados extraordinários.

Os próprios estudos da Psicologia positiva mostram que, por exemplo, funcionários que atuam como "comerciais" , na área de vendas, quando estão inseridos em uma cultura organizacional que valoriza o ser humano e investe no seu desenvolvimento e bem estar, consegue um incremento do potencial de vendas em até 56% superior dos demais que ainda não adotaram esta cultura dentro da organização.

Aí surge a questão de trabalhar a inteligência emocional dos colaboradores das equipes, pois ela vai potencializar os resultados ainda mais.

Desenvolver o autoconhecimento dos colaboradores, desenvolver a forma como eles fazem sua auto gestão, gestão dos seus planos de desenvolvimento individual dentro da organização, a gestão do seu próprio tempo, a forma como eles podem desenvolver a empatia, inclusive com trabalhos sociais, entre outras atividades , desenvolver também a capacidade de melhorar o relacionamentos interpessoais, neste caso se pode usar alguns games em equipes e inclusive mesclando pessoas de áreas diferentes para interagirem de forma a criar um elo entre pessoas que normalmente não se comunicam dentro do mesmo setor , mas tem um objetivo em comum, pertencem a uma mesma empresa e podem gerar resultados positivos entregando o melhor de si, se sentir engajado nos valores da empresa contribuindo para o desenvolvimento dela no mercado e de seus pares e parceiros.

Virar esta chave, fazer esse click na Cultura Organizacional é um processo que demanda planeamento, foco, persistência, novos hábitos, muita dedicação de todos e principalmente estar disposto a utilizar o tempo como seu maior aliado, pois são processos que demandam tempo.

Deixa eu te contar um segredo, as pessoas e as empresas que querem se manter bem posicionadas no mercado atual, precisam desenvolver a Inteligência Emocional, seja para ter sucesso em sua vida pessoal ou profissional ou para, no caso das empresas, se manterem vivas na memória dos consumidores e mais, tem que desenvolver habilidades da era digital, saber comunicar através de salas de reuniões virtuais, gerar eventos pequenos, médios ou grandes a distância, desenvolver habilidade em transformar o MKT digital a seu favor como potencializador de network e negociações.

Então, se você é uma pessoa que busca a alta performance na sua vida, não importa se você é autônomo, se trabalha em uma organização pequena, média ou grande; se você quer inspirar pessoas através da forma como você age, se comunica, pensa e lidera sua vida, invista no seu desenvolvimento humano, ou no desenvolvimento de pessoas que fazem parte da sua equipe( sejam elas colaboradores da empresa ou sua própria família).


8 visualizações
 

Tlm +351 937 645 551/+ 55 (41) 99922-7744

  • Facebook
  • LinkedIn
  • Instagram

©2020 por Fabi Silva C&HD. Orgulhosamente criado com Wix.com