Buscar
  • fabisilvacoach

Recolocação no mercado de trabalho exige novos comportamentos!

Mundo está em um ritmo muito dinâmico, as empresas estão cada vez mais adotando novas técnicas de entrevistas para recrutar candidatos e com isso surgem muitas dúvidas para quem está em busca de uma recolocação. Um dos grandes holofotes hoje são as soft skills, ou seja, competências comportamentais.

E muitas vezes é nessa hora que muitos candidatos não conseguem se sobressair, pois possuem um currículo recheado de hard skills, que são as capacitações técnicas adquiridas, muito importantes com certeza, mas já não basta ter um currículo recheado delas.

Tenho visto muitos comentários e pessoas falando que os recrutadores estão muito exigentes e estão buscando um padrão muito diferente, ou seja, que as "réguas estão muito altas".

Entretanto uma questão a ser observada é : será que você está sabendo selecionar a vaga de emprego correta, que corresponde a seu perfil e que suas competências e habilidades se encaixem?

Neste período de crise, muitos postos de trabalhos foram enxugados, entretanto, surgiu uma grande oportunidade para muitas pessoas e o diferencial está no comportamento.

A grande questão é, novamente, o autoconhecimento.

Quanto você se conhece a ponto de identificar oportunidades neste momento e ter assertividade?

Como você tem se preparado durante este seu processo de recolocação, com leitura, aprendizado, cursos online, analisando seus pontos de melhoria e reforçando pontos positivos? Existem excelentes profissionais no mercado que oferecem apoio aqueles que buscam uma recolocação, você já pensou em procurar um deles?

Desenhar um processo de recolocação passa por algumas etapas e muitas vezes, sozinho, você não consegue ir tão a fundo e enxergar pequenos ajustes que devem ser feitos para, inclusive, confiar em si, valorizar seus pontos fortes, montar uma apresentação diferenciada.

Quando você é chamado para uma entrevista de emprego, você já passou por uma triagem e se está sendo entrevistado, é porque possui certas competências e habilidades que se enquadram nas necessidades pedidas. Agora imagina você nesta mesma situação, sabendo falar sobre seus pontos fortes, como você se relaciona com as pessoas, quais são seus objetivos pessoais e profissionais, saber quais são seus maiores motivadores.... e por aí vai .

Outra questão é: Como você tem se comunicado? Como está sua rede de relacionamentos? Você já pensou que pode ser interessante você fazer um vídeo currículo? Ou já pensou que a comunicação vai muito além de falar? Ou seja, gestos, posturas, dress code, ética, redes sociais, vai muito além do convencional, portanto valorize todos estes detalhes quando for pensar em recolocação no mercado de trabalho atual.

Não fique pensando que é muito complicado, é apenas uma questão de se preparar melhor para superar esta etapa, adquirir mais inteligência emocional, entender seus sentimentos, não deixar que a ansiedade e o nervosismo coloquem tudo a perder. Quem está preparado, se sente seguro até para questões adversas.

Vamos em busca da sua recolocação?


2 visualizações
 

Tlm +351 937 645 551/+ 55 (41) 99922-7744

  • Facebook
  • LinkedIn
  • Instagram

©2020 por Fabi Silva C&HD. Orgulhosamente criado com Wix.com